O que realmente significa o termo PROGRESSISTA na Maçonaria?
Publicado originalmente em 05 de agosto de 2020
Publicado originalmente em 05 de agosto de 2020
Em decorrência de ter presenciado alguns relatos, além de visto algo pelos meios digitais, como redes sociais e sítios web, percebo que há considerável confusão, por alguns poucos, mas relevantes, na utilização do termo PROGRESSISTA, principalmente no entendimento maçônico. De forma que vale o registro sobre rápido estudo de sobre o tema.
O Grande Oriente do Brasil, primaz Potência Maçônica Regular no Brasil, define seu entendimento sobre o termo PROGRESSISTA na maçonaria, como segue:
"É progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão com base na ciência."
(Fonte: https://www.gob.org.br/o-que-e-maconaria/)
Portanto, o entendimento sobre progressismo na maçonaria é o firmado no trecho acima.
Outras definições sobre progressismo, ainda que não maçônicas, temos:
a) Progressismo, segundo definição do Wikipedia:
"Progressismo refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, éticas e econômicas baseado na ideia de que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e social, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana. Essa ideia de progresso integra o ideário iluminista e tem, como corolário, a crença de que as sociedades podem passar da barbárie à civilização, mediante o fortalecimento das bases do conhecimento empírico. O progressismo está ligado à ideia de "progresso infinito" mediante transformações da sociedade, da economia e da política."
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Progressismo)
b) Progressismo, segundo entendimento pela filosofia do positivismo (sentido político):
Além do iluminismo, outra doutrina que se ancorou na ideia de progresso foi o positivismo. Criado no século XIX por autores como Auguste Comte, o positivismo pode ser visto como uma adoção radical dos valores iluministas. Comte propôs, por exemplo, que a ciência seria mais do que o principal norteador dos progressos sociais: ela seria a única fonte legítima do conhecimento humano. Por isso, apenas aquilo que possa ser comprovado por métodos científicos pode ser considerado como válido.
Os positivistas chegaram a criar uma nova religião, denominada por Comte de religião da humanidade. Até hoje, existe uma Igreja Positivista do Brasil.
Já o termo "PROGRESSO" contida na bandeira do Brasil foi influenciada pelo positivismo de Comte.
Paz e bem a todos!
Aldemari Gomes Borges